(11)

Assistência Técnica de Ar Condicionado

Gostou? compartilhe!


Fonte: TKL Serv - Assistência Técnica de Ar Condicionado



O artigo a seguir falará sobre reparos e consertos de ar condicionado, e ao lê-lo, você será capaz de saber o que exigir e procurar de uma assistência técnica de ar condicionado. Serão abordados temas como:

  • A HISTÓRIA DO AR CONDICIONADO
  • UTILIDADES E FUNÇÕES DE UM AR-CONDICIONADO
  • MODELOS DE ARES-CONDICIONADOS
  • CUIDADOS COM SEU AR-CONDICIONADO
  • A TKL SERV

A HISTÓRIA DO AR CONDICIONADO

O conceito de condicionamento de ar já era pensado desde o Império Romano, lá havia um sistema de resfriamento que guiavam uma quantidade específica da água que vinham dos aquedutos para dentro das paredes de casas.

Foi criado na China, um tipo arcaico de ventilador que fazia a circulação do ar de forma manual.

Primeiras invenções

O primeiro "ar condicionado" foi registrado na China entre 690 e 790 d.C. pelo Imperador da época que aplicou no salão principal do palácio uma série de ventiladores que eram movimentados por água e que serviam para conduzir o ar para todo o local e também para jorrar uma quantidade controlada água proveniente de fontes. Curiosamente esse salão foi conhecido como "o Salão Fresco".

Com o passar do tempo foram registradas inúmeros progressos em soluções para resfriamento do ar em ambientes fechados.

A primeira unidade

Em 1902, nos Estados Unidos, foi criado o primeiro ar-condicionado no modelo conhecido hoje em dia, e é possível ver de forma clara as diversas adaptações e evoluções pelas quais o produto passou para atender de forma assertiva todas as necessidades e exigências do mercado atual.

“Em 1902, Carrier desenvolveu um processo capaz de resfriar o ar, fazendo-o circular por dutos resfriados artificialmente. Além de resolver o problema do calor, o mecanismo do engenheiro também reduzia a indesejável umidade, uma antiga reivindicação de muitas fábricas novaiorquinas que tinham a qualidade de seus produtos alterada com a ação do vapor de água no ar. Este foi o primeiro ar-condicionado contínuo por processo mecânico da história.”

- Fonte: História de Tudo

UTILIDADES E FUNÇÕES DE UM AR-CONDICIONADO

Antes de mais nada, é essencial que os usuários tenham um conhecimento mais completo sobre o assunto e saber o que de fato é um ar condicionado e para que ele serve.

O básico que é conhecido sobre o equipamento é sua função de deixar o ambiente mais frio, porém, muitos não sabem que ele realiza uma variedade enorme de funções que são importantes inclusive para a saúde.

Como é o processo?

Para que seja feito o condicionamento do ar, é preciso que aconteça um tratamento que possa fazer uma regulagem e aprimoramento da qualidade e uma definição da intensidade que o ar irá circular em lugares fechados.

Fonte: TKL Serv

Existem algumas opções que um ar-condicionado pode exercer ao mesmo tempo, entre elas está a possibilidade de um controle da temperatura, limpeza, umidade e movimentação.

A tecnologia envolvida

Para aumentar a eficiência e melhorar a utilização do aparelho, foi desenvolvido uma tecnologia nomeada em inglês por HVAC, junção das palavras: heating, ventilating and air conditioning. Em português essa sigla ficou conhecida no ramo dos especialistas em ares-condicionados como AVAC (Aquecimento, Ventilação e Ar condicionado).

Também é comum que seja adicionada à sigla a letra 'R', já que a opção para refrigerar é naturalmente aderida e inclusa no equipamento. Nesses casos passam a ser nomeadas em português para AVACR e em inglês para HVACR.

Esse sistema tende a proporcionar muito mais comodidade para ambientes que são usados por diversas pessoas, como empresas, casas, apartamentos, lojas, indústrias e veículos.

Uso profissional

Existem também espaços e ambientes que dependem do ar-condicionado, não somente pelo lado do conforto que é propiciado, mas para preservar e cuidar do bom-estado de itens e produtos que são guardados, produzidos ou manipulados em locais que precisam de um certo nível de temperatura ou resfriamento, como é o caso de laboratórios e indústrias farmacêuticas.

Para dar mais suporte a esse tipo de necessidade, existem assistências técnicas de ar condicionado e empresas e profissionais especializados no segmento de engenharia mecânica desenvolveram um sistema que é capaz de fazer a transferência do calor e condicionar o ar usando métodos termodinâmicos e aplicando técnicas de fluídos.

Fonte: TKL Serv

MODELOS DE ARES-CONDICIONADOS

É possível encontrar alguns modelos de ares-condicionados que suprem demandas e servem para finalidades variadas, abaixo estão listados os principais modelos:

  • Automotivo;
  • Exaustor;
  • Portátil;
  • Refrigerador de ar.

Cada um desses tipos podem exercer as mais variadas ações, de forma que pontualmente atendem as mais variadas demandas e potências.

CUIDADOS COM SEU AR-CONDICIONADO

Antes da instalação

Os primeiros cuidados com um ar condicionado ocorrem no momento da instalação. Esse processo vai dizer muito sobre como ele vai funcionar, sua durabilidade e até mesmo os efeitos de garantia, se forem necessários.

Portanto, antes que seja feita a instalação do aparelho, é importante que seja contratada uma assistência técnica de ar condicionado que seja qualificada faça uma análise do local e defina em qual local o equipamento será colocado.

Após feita a análise, ele irá sugerir ao cliente o lugar ideal, levando em consideração o tamanho do espaço, portas, janelas, quantidade de pessoas, potência do ar-condicionado.

"Para a limpeza do ar-condicionado ser completa, deve-se limpar as partes internas, como os trocadores de calor. Mas atenção: esta limpeza profunda, chamada de manutenção preventiva, deve ser feita apenas pelo técnico especializado."

- Fonte: Komeco

Durante a instalação

O uso de equipamentos profissionais são essenciais para que evite danos ao produto durante o processo de instalação. O profissional da assistência técnica de ar condicionado precisa levar em consideração algumas etapas importantes, como a preparação do espaço, as tubulações, tomadas e passagem de energia e a altura onde ele ficará.

Explicar ao cliente como fazer manutenção de rotina de ar condicionado também é muito importante, como a limpeza dos filtros a cada quinze dias.

Após a instalação

É preciso considerar que equipamentos como ares-condicionados, eventualmente vão demandar uma manutenção ou reparo preventivo, para que possa manter a eficiência, prolongar a durabilidade, aumentar a eficácia. Isso é preciso independente da marca ou modelo do ar condicionado.

Outra parte importante da pós-instalação, são as manutenções periódicas, onde o profissional faz uma checagem e limpagem de partes internas do aparelho, além de pedir e calcular a performance do equipamento, conferir as tubulações onde ocorre a passagem do gás e se certificar de que não ocorrerá nenhum tipo de vazamento, nem de água nem do próprio gás, que gera os famosos odores que saem do ar condicionado.

“Para manter o ambiente limpo, a pessoa tem que retirar a tela do ar condicionado uma vez por mês para limpar com água corrente e pedir a visita de um técnico pelo menos uma vez por ano para verificar como está o equipamento, se precisa de uma limpeza mais profunda ou apenas higienizar o aparelho.”

Fonte: Fabricio Silva de Araujo

Fonte: TKL Serv

Benefícios de se fazer manutenções preventivas e periódicas no ar-condicionado

A manutenção preventiva não vai apenas limpar o aparelho, mas vai otimizar e potencializar a sua performance e certamente aumentar sua durabilidade e gerar mais economia de energia.

De acordo com especialistas, todo ar-condicionado deve passar por manutenção preventiva ao menos duas vezes por ano, e é providencial que todos os procedimentos sejam feitos por um profissional especialista e de uma empresa qualificada. Confira algumas das vantagens práticas de se realizar esses procedimentos:

Economia de energia e redução dos prejuízos

Uma coisa é certa, se um ar-condicionado estiver muito sujo ou com alguma pequena peça mal ajustada ou danificada, o compressor, que é o responsável pelo esfriamento, será mais exigido e consumirá mais energia.

Outro ponto relevante é que, como em todos os outros tipos de produtos relacionados a eletrodomésticos e eletrônicos, uma instalação mal feita vai resultar num prejuízo maior ao consumidor, levando muitas vezes a necessidade de troca ou manutenções constantes e caras, além da dor de cabeça de ter de sempre correr atrás da solução e do risco de ficar sem poder usar o equipamento numa eventualidade.

Redução de panes

É bastante comum se ouvir de clientes insatisfeitos reclamações relacionados ao ar-condicionado, alegações como "potência fraca", "mal-cheiros" e "consumo elevado de energia", que podem causar algumas panes no equipamento. Outro fator que é gerador de reclamações, é quando o aparelho condicionador de ar para de executar sua função, todos esses pontos são ou podem ser resultados de um desalinhamento ou falta de regulagem em algumas peças que ficam dentro do equipamento.

Ligar e desligar o aparelho em curtos intervalos de tempo, também podem prejudicar seu funcionamento, causando danos a parte elétrica.

Mais durabilidade

Permitir que ocorra um amontoamento de pó ou não solucionar vazamentos de água, podem certamente causar mais danos ao produto do que se pode imaginar. Não cuidar desse problema certamente irá resultar em um dos principais reveses do produto: a corrosão. O enferrujamento ou corrosão de um ar condicionado ou suas peças internas, pode acontecer mesmo que o item não seja usado com tanta frequência e para sanar esse problema, é essencial que haja uma manutenção periodicamente e/ou sempre que for detectado algum tipo de vazamento.

Quer saber quais tipos de cuidados e procedimentos podem ser realizados pelo próprio consumidor e tirar dúvidas de quando deve chamar uma assistência técnica de ar condicionado? Abaixo haverão algumas dicas e técnicas para realizar a limpeza do ar-condicionado de forma que não causará danos ao produto.

Limpeza da carcaça

Para limpar a carcaça do equipamento, o mais recomendado é um pano úmido, sem produtos de limpeza e que seja passado primeiramente em cima, removendo todo o pó. Somente depois de fazer essa limpeza é que deve ser realizada a higienização dos filtros de ar.

Limpeza dos filtros de ar

O primeiro passo para fazer a limpeza do filtro de ar de ar-condicionado é desligar o aparelho. Em seguida o painel dianteiro deve ser retirado com cuidado, e limpo com um pano úmido.

O terceiro passo é remover os filtros e fazer a higienização das peças utilizando água morna, aspirador de pó ou mesmo detergente. E para finalizar, a secagem das peças deve acontecer na sombra e os itens só podem ser colocados de volta depois de totalmente secos.

"Fazer a limpeza do filtro do ar condicionado é extremamente importante para o bom funcionamento do aparelho e evitar problemas de saúde com a proliferação de fungos, ácaros e bactérias devido a sujeira do aparelho. Além disso, limpar o filtro do ar condicionado regularmente contribui para aumentar a vida útil do aparelho, reduzir despesas com manutenção e energia."

Fonte: Doutor Clima

A TKL SERV

Presente no mercado há mais de 15 anos, a TKL Serv é especialista em vender, instalar, reparar e limpar ares-condicionados. Sempre atrelando excelência com preços acessíveis, a empresa garante o melhor atendimento, agilidade no serviço e qualidade em cada um dos processos, além de garantir a eficácia e ótimos resultados.

Tendo como missão superar as expectativas dos clientes, a TKL Serv é vista como uma das principais empresas do segmento de condicionadores de ar e é capaz de proporcionar experiências plenamente satisfatórias à todos os consumidores.

Confira abaixo um vídeo sobre a empresa

A TKL Serv se orgulha de acumular uma vasta quantidade de clientes satisfeitos e totalmente fidelizados. Empenhada em sempre propiciar o maior custo-benefício aos seus clientes, a empresa é reconhecida por todo o mercado pela alta qualidade e eficiência de seus serviços.

Portanto, se está em busca de uma empresa especialista em assistência técnica de ar-condicionado, não deixe de entrar em contato com a TKL Serv e ter acesso à toda excelência e qualidade que são propiciadas desde o primeiro contato.

Veja a seguir os serviços disponíveis pela TKL:

Não deixe entrar em contato para conferir esses e outros serviços oferecidos pela empresa, e clique aqui para saber mais sobre todas as vantagens e benefícios que são oferecidos pela assistência técnica de ar condicionado mais renomada da zona sul de São Paulo.

Para saber mais sobre Assistência técnica de ar condicionado

Ligue para ou faça uma cotação


Produtos relacionados


Regiões de Atendimento


  • Verifique as regiões que atendemos
  • Aclimação
  • Bela Vista
  • Bixiga
  • Bom Retiro
  • Brás
  • Cambuci
  • Centro
  • Consolação
  • Glicério
  • Higienópolis
  • Liberdade
  • Luz
  • Pari
  • República
  • Santa Cecília
  • Santa Efigênia
  • Vila Buarque
  • Aeroporto
  • Bananal
  • Bela Vista
  • Bom Clima
  • Bonsucesso
  • Bosque Maia
  • Bosque Maia Guarulhos
  • CECAP
  • Cabuçu
  • Cabuçu de Cima
  • Capelinha
  • Centro
  • Cocaia
  • Condomínio Veigas
  • Cumbica
  • Gopoúva
  • Guarulhos
  • Invernada
  • Itaim
  • Itapegica
  • Jardim Aracília
  • Jardim Fortaleza
  • Jardim Oliveira,
  • Jardim Presidente Dutra
  • Jardim Tranquilidade
  • Jardim Vila Galvão
  • Lavras
  • Macedo
  • Maia
  • Monte Carmelo
  • Morro Grande
  • Morros
  • Paraventi
  • Parque Continental
  • Picanço
  • Pimentas
  • Ponte Grande
  • Porto da Igreja
  • Sadokim
  • São João
  • São Roque
  • Taboão
  • Tanque Grande
  • Torres Tibagy
  • Vila Augusta
  • Vila Barros
  • Vila Fátima
  • Vila Galvão
  • Vila Rio de Janeiro
  • Várzea do Palácio
  • Água Azul
  • Água Chata
  • Aeroporto
  • Brooklin
  • Campo Belo
  • Campo Grande
  • Campo Limpo
  • Capão Redondo
  • Cidade Ademar
  • Cidade Dutra
  • Cidade Jardim
  • Cupecê
  • Cursino
  • Grajau
  • Ibirapuera
  • Interlagos
  • Ipiranga
  • Itaim Bibi
  • Jabaquara
  • Jardim América
  • Jardim Europa
  • Jardim Paulista
  • Jardim Paulistano
  • Jardim São Luiz
  • Jardim Ângela
  • Jardins
  • Jockey Club
  • Jurubatuba
  • M'Boi Mirim
  • Moema
  • Morumbi
  • Parelheiros
  • Pedreira
  • Sacomã
  • Santo Amaro
  • Saúde
  • Socorro
  • Vila Andrade
  • Vila Clementino
  • Vila Mariana
  • Água Funda
  • Alto da Lapa
  • Alto de Pinheiros
  • Bairro do Limão
  • Barra Funda
  • Butantã
  • Freguesia do Ó
  • Jaguaré
  • Jaraguá
  • Jardim Bonfiglioli
  • Lapa
  • Pacaembu
  • Perdizes
  • Perus
  • Pinheiros
  • Pirituba
  • Raposo Tavares
  • Rio Pequeno
  • Sumaré
  • São Domingos
  • Vila Anastácio
  • Vila Leopoldina
  • Vila Romana
  • Vila Sônia
  • Água Branca
  • Anália Franco
  • Aricanduva
  • Artur Alvim
  • Belenzinho
  • Belém
  • Cidade Líder
  • Cidade Patriarca
  • Cidade Tiradentes
  • Engenheiro Goulart
  • Ermelino Matarazzo
  • Guaianases
  • Itaim Paulista
  • Itaquera
  • Jardim Iguatemi
  • José Bonifácio
  • Mooca
  • Parque São Jorge
  • Parque São Lucas
  • Parque São Rafael
  • Parque do Carmo
  • Penha
  • Penha de França
  • Piqueri
  • Ponte Rasa
  • Sapopemba
  • São Mateus
  • São Miguel Paulista
  • Tatuapé
  • Vila Carrão
  • Vila Curuçá
  • Vila Dalila
  • Vila Esperança
  • Vila Formosa
  • Vila Matilde
  • Vila Prudente
  • Vila Ré
  • Água Rasa
  • Brasilândia
  • Cachoeirinha
  • Cantareira
  • Carandiru
  • Casa Verde
  • Chora Menino
  • Imirim
  • Jardim Guarapiranga
  • Jardim São Paulo
  • Jaçanã
  • Lauzane Paulista
  • Limão
  • Mandaqui
  • Nossa Senhora do Ó
  • Parada Inglesa
  • Parque Peruche
  • Parque São Domingos
  • Santana
  • Serra da Cantareira
  • Tremembé
  • Tucuruvi
  • Vila Guilherme
  • Vila Gustavo
  • Vila Maria
  • Vila Marisa Mazzei
  • Vila Mazzei
  • Vila Medeiros
  • Diadema
  • Santo André
  • São Bernardo do Campo
  • São Caetano do Sul

Faça sua cotação

Informações Pessoais

Informações de contato ou cotação